quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Plano de trabalho docente
SÉRIE: 1 Ensino Médio
TEMA DA AULA: Barroco no Brasil: Gregório de Matos Guerra
OBJETIVO: Fazer com que o aluno perceba a importância da poesia para a literatura e a valorize.
JUSTIFICATIVA: Pelo fato da poesia ser considerada de importância menor para muitos alunos, principalmente, os meninos que a consideram como uma leitura feminina, esta aula possibilitará a percepção da real importância da poesia para a sociedade da época.
METODOLOGIA: Aula expositiva, comentários dos alunos, produção de uma poesia/ satírica, líricaou religiosa em grupo; publicação de todos as poesias no blog da sala; declamar a poesia no MP3; salvar em CD as poesias declamadas na sala; criar uma capa para o CD.
AVALIAÇÃO; Participação da sala as aulas expositivas; interação do grupo durante a atividade (Produção da poesia). Empenho dos grupos na produção do CD.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Proinfo Guaraniaçu
Na sua maior parte, a obra de Monteiro Lobato é o resultado da reunião de textos escritos para jornais ou revistas. Comprometido com as grandes causas de seu tempo, o criador do Jeca Tatu engajou-se em campanhas por saúde, defesa do meio-ambiente, reforma agrária e petróleo, entre outros temas que continuam atuais. Ele arrebatava o público com artigos instigantes, que hoje, vistos de longe, constituem um precioso retrato de época, um painel socioeconômico, político e cultural do período. Dono de estilo conciso e vigoroso, com forte dose de ironia, utilizava uma linguagem clara e objetiva, compreensível ao grande público. Lobato revelou o mundo rural, então ignorado pelos escritores de gabinete que ele tanto criticava. “A nossa literatura é fabricada nas cidades”, dizia, “por sujeitos que não penetram nos campos de medo dos carrapatos”.